domingo, 24 de fevereiro de 2013

Mais um trecho do Livro: "Como será o trato desse Menino". Espero que curta e comente!


Papéis que Exercemos na Sociedade

A família é importante na medida em que possibilita a cada membro constituir-se como sujeito autônomo.
Nas famílias de hoje, as funções de pai e mãe não são mais tão distintas quanto eram no passado. As tarefas são mais compartilhadas, tanto em relação ao sustento da família quanto em relação aos cuidados com os filhos, desempenhando papéis para que esta permaneça. Para que possamos assumir e cumprir bem o papel que nos foi designado por Deus, precisamos aprender o que cada um tem como responsabilidade. Faço-me lembrar de uma história que ouvi:
Certa vez perguntaram a um homem cujo trabalho era identificar falsificações de dinheiro, como ele fazia para saber quais eram notas falsas e quais eram verdadeiras, pois a quantidade de falsificações no mercado eram muitas, ele prontamente respondeu que não conhecia as falsificações. O homem que perguntou ficou intrigado com a resposta e perguntou qual era o seu método então. O especialista sem medo de errar responde: _Eu conheço muito bem a verdadeira e quando coloco o olho numa falsa sei identificar prontamente!
Essa ilustração nos leva a pensar que precisamos conhecer os desígnios de Deus para as nossas vidas para que tudo o que é falso em nós seja destruído e extirpado de nossas vidas!
Enquanto vivermos temos papéis a cumprir na sociedade, na família, no ambiente de trabalho, etc. Cabe a cada um de nós fazer o melhor sempre como diz a Palavra em Eclesiastes 9.10
Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”.
Nos preocupamos demais, gastamos tempo demais buscando conhecer nosso chamado, nosso ministério e nos esquecemos que já possuímos muitas tarefas, nos diferentes papéis nos quais estamos inseridos, veremos com detalhes alguns desses papéis tão conhecidos por nós, e na sociedade em que vivemos extremamente negligenciados.
Paternidade

O papel que cabe ao pai é o de autoridade, disciplina e sustento familiar, os pais têm importante função no contato com o filho e na formação da identidade desta criança. O pai estabelece um contato íntimo com o filho logo após o nascimento.
A função do pai mudou muito, na medida em que a cultura foi se transformando.
Antigamente, o pai encarnava a autoridade e a ele cabia trabalhar e ganhar dinheiro para sustentar a família e a mãe cuidava do lar e dos filhos, era visto com um misto de admiração e de submissão.
O pai era a autoridade suprema, e isto não se discutia. Este quadro mudou completamente nos últimos 20 anos. A mulher se emancipou, ingressou no mercado de trabalho e por isso pai e mãe precisaram redefinir suas funções. Tudo isto contribui para que, hoje, o lugar do pai seja difícil de definir.
Algumas coisas, mesmo hoje em meio ao século XXI, não mudaram; o pai continua sendo essencial tanto pra gerar quanto pra acolher uma criança. Ele continua sendo aquele com quem as mães contam pra compartilhar a função de criar os filhos.
Basicamente, a função paterna é dar limites, de trazer para o mundo do filho a noção de lei e isto é importante para o crescimento do filho, para a maturação, permitindo que a criança aprenda a viver em sociedade, compreendendo os direitos e deveres tanto seus quanto dos outros. O Pai é ainda aquele que define a sexualidade de seus filhos, tanto menina quanto menino, como estes se verão no futuro, qual a visão que tem de si  mesmo.
Mas como cristãos e tementes a Deus como somos reconhecemos que não existe a menor possibilidade de falar sobre esse assunto sem nos referirmos ao nosso Pai Glorioso, ao nosso Abba, pois tudo o que Deus faz e fez é com o intuito de olharmos para Ele, que nossos olhos estejam voltados para Ele exclusivamente e por isso que Satanás está fazendo de tudo para que essa verdade não seja vivida por nós.
Sabemos hoje o quanto a sociedade está perdida, invariavelmente porque as pessoas estão perdidas em seus papéis, pessoas que não fazem a mínima ideia de onde vieram, e nem pra onde vão. Pessoas fracas na própria identidade, que se abalam com facilidade porque não conhecem o Pai verdadeiro e nem o seu poder.
A paternidade basicamente é quem nos define como pessoa. Nos traz o benefício de saber quem somos.
Muitos aqui já ouviram essa frase:
“Eu sou tudo que Deus diz que eu sou, eu posso tudo que Deus diz que eu posso, e eu vou onde Deus diz que posso ir”.
Então porque permitimos que outras pessoas e a própria sociedade ditem nossa forma de pensar, de ser e de agir??
Olha o que a palavra de Deus nos diz:
“Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que tomaram conselho, mas não de mim! E que se cobriram com uma cobertura, mas não do meu Espírito, para acrescentarem pecado a pecado!” Isaías 30.1

De um lado tem muitos filhos que não querem ter pai, não querem a paternidade, sabem que precisam de cobertura, mas não querem exercer os deveres de filhos e dessa forma não tomam posse da herança.
Paternidade é “cobertura espiritual”, e como vimos na cobertura espiritual há princípios, autoridade, relacionamento, herança.
Paternidade e cobertura espiritual, não é tomar o lugar de Deus, um verdadeiro Pai sabe que não pode suprir um filho em tudo que ele necessita, e que somente Deus pode suprir TUDO!
Uma paternidade verdadeira nos conduz a ter um encontro verdadeiro com Deus, pois só Deus é poderoso o suficiente para nos dar tudo o que necessitamos antes mesmo que saibamos que necessitamos!
Um pai espiritual influência, guarda, protege, treina e envia. Todo filho para se desenvolver precisa de um exemplo, precisa de um bom pai.
Só um filho recebe verdadeiramente cobertura espiritual.
Quando temos uma referência de paternidade sobre nossas vidas aprendemos a ter direção e a prestar contas dos nossos atos, pois prestando contas todos os dias somos livres do engano e do pecado.
Deus nunca quis que um homem andasse só, é loucura andar sem cobertura. Um pai corrige, protege, ensina, envia.
Sei que muitos dos que estão lendo este livro tiveram maus pais, pais abusivos, ausentes ou até mesmo não tiveram pais. Muitos ainda tiveram líderes que te sentenciaram, abusaram, ao que parece nada lhes ensinou, ou ensinou com segundas intenções e isso gerou um bloqueio, mas nunca se esqueça que você é filho de Deus e tem uma herança, Ele é o seu Pai e nele está tudo o que necessita!!!
Clame pelo amor do Abba, do paisinho, Ele supre todas as nossas faltas, todas as nossas carências!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário