segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A Primeira parte do Primeiro Capítulo do Livro!! Fresquinho pra abençoar a sua vida!





“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te”.
Deuteronômio 6:6-7

O Exemplo arrasta

Todos os dias que ligamos a televisão, lemos um jornal ou uma revista, nos deparamos com situações escandalosas, imorais que vão contra os princípios da palavra de Deus, contra valores estabelecidos por Deus.
A corrupção da moral é um dos sinais de que estamos vivendo nos últimos dias para o retorno do nosso amado Jesus, a bíblia nos alerta e nos relata tais acontecimentos:

“Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências”.
2 Pedro 3.3

“Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade”. 2 Timóteo 3.1-7

“...e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará”. Mateus 24.12

Porque falar sobre a corrupção da moral e dos valores???
Necessitamos de padrões na nossa vida para todas as coisas. Que tipo de padrão tem sido o nosso? Quais estão sendo nossos parâmetros para educar e ensinar nossas crianças.
Uma lição extremamente importante: se não estabelecemos esses padrões outros irão estabelecer: a escola, a televisão o mundo de forma geral.

“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”. Pv 22:6

Apesar de não possuir os meus próprios filhos ainda, tenho pra mim e creio que pra você também, tudo o que precisamos saber a respeito de algo, e o único padrão absoluto para tudo que necessitamos está contido na Bíblia Sagrada.
A Bíblia tem um padrão equilibrado e livre de dúvidas e contém tudo o que necessitamos saber para criação de nossos filhos, para todo tipo de relacionamentos e tudo o mais que necessitamos para viver uma vida justa e correta diante de Deus e dos homens.
A bíblia é o único livro que existe que não contém a palavra de Deus, mas é própria Palavra de Deus. É a fonte de tudo que precisamos saber, é a fonte de vida a jorrar por toda a eternidade!
O que a bíblia contém são valores e princípios eternos que não podem ser modificados conforme os anos vão passando, não se corrompe como a moral das pessoas. A Palavra, assim como Deus, é imutável.
Podemos nesse momento pensar: qual a melhor maneira de ensinar a Palavra a aqueles que amamos? Como implantar no coração e na mente esses princípios e valares que cremos?
Não quero aqui determinar de maneira absolutista o que você precisa fazer e como fazer, mas ouso dizer que a maneira mais poderosa de ensinar ao outro é através do exemplo que damos.

Ensina o menino no caminho em que deve andar, e mesmo quando envelhecer não se afastará dele. Provérbios 22:6

Nosso Senhor e salvador Jesus Cristo quando esteve entre nós, provou em tudo ser o Messias e nos arrastou até a sua presença através dos exemplos que nos deu. Com sua vida nos mostrou que é possível vivermos uma vida de santidade, ou seja, uma vida livre de acusações, livre de pecado!

“Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza”. 1 Tm 4:12

Os ensinos de Jesus foram eficazes na formação do caráter de seus seguidores, porque ele vivia aquilo que ensinava. Muitos pais frustram-se na educação de seus filhos por causa de suas próprias incoerências. Há conflito entre o que é ensinado e o que é, de fato, praticado, isto leva os filhos a rejeitar, ainda que inconscientemente, suas orientações e seu ensino.
O objetivo da boa educação e da instrução numa família é levá-los a Deus, assim, teremos filhos com seu caráter aperfeiçoado, bom relacionamento familiar e a sociedade como um todo será beneficiada.

“Tú, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.” 2 Tm 3:14-17

E por fim os filhos precisam aprender que em todas as áreas da vida existem regras, normas e horários que devem ser cumpridos. A disciplina traz sabedoria aos filhos e descanso aos pais, e livrará do inferno.

“Não retire da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do Seol (inferno)”. Provérbios 23.13,14

A disciplina é o outro lado do ensino. Uma criança com espírito de aprendizagem precisa de muitas explicações, muita paciência e oportunidades para tentar e experimentar, incluindo aí o direito de falhar e aprender através dos erros.
Iremos mais adiante falar sobre um assunto que considero um dos mais importantes na criação de uma geração eleita pelo Senhor como sendo a geração dos últimos dias dos últimos dias que é a disciplina.
Para entendermos a disciplina primeiramente precisamos entender o que é a cobertura espiritual, pois a verdadeira disciplina é aplicada debaixo de uma cobertura, debaixo de um entendimento e de uma missão.

Um comentário: